Somos a INTERART PRODUÇÃO CRIATIVA, realizadora da FESTA DA MÚSICA NO MARANHÃO, e te convidamos a participar dessa grande festa que se integra às celebrações dos nossos 10 anos de ações no Maranhão.
Venha vibrar com as diversidades e entre na nossa sintonia! Se conecte e fique por dentro do que irá rolar nos dias 14, 16 e 17 de novembro, na edição histórica da maior confraternização e valorização da música e dos artistas do Maranhão.
Promovemos uma das mais representativas festas do segmento no estado, valorizando a diversidade de ritmos e gêneros que integram o ‘ecossistema musical’ maranhense.
Como festa, valorizamos mais que o artista e a música, promovemos o social e o sustentável, com atividades que são desenvolvidas nas comunidades, despertando a habilidade e a consciência sustentável.
Em 2023, as experiências no viés sociocultural da Festa serão destinadas aos alunos da comunidade do Sítio do Tamancão e áreas adjacentes, que irão contar com uma diversificada rede de oficinas, que será realizada durante o dia 14 de novembro. A nossa via de conexão social levará aos moradores a oficina “A percussão maranhense e sua transposição”, ministrada pelo percussionista e educador, Isaías Alves; “Arte e música em toda parte”, orientada pela arte-educadora, Vitória Rodrigues (arte-educadora) e a oficina e a “Arte, música e sustentabilidade com garrafa pet e papel machê”, conduzida pelo artesão e educador, Sidney Colins.
Quão gratificante é poder promover o futuro das nossas crianças com atividades que as concedem uma habilidade e uma possível vocação. Mas, aqui nós olhamos para o futuro das nossas crianças e ao mesmo tempo, sabemos reconhecer a importância de mantermos viva a nossa história, o resgate da memória artística da nossa ancestralidade e musical do nosso estado.
E para valorizar as nossas raízes, no dia 16 de novembro é a vez do “Prêmio Papete”, que acontecerá a partir das 20h, na Vila Realle, para homenageados, familiares, imprensa e convidados. E na premiação, o melhor é nos confraternizarmos e nos divertirmos. Sem caráter competitivo, a finalidade dessa noite é reconhecer a contribuição dos artistas, tendo como referência o cantor, compositor e percussionista da cidade de Bacabal, o nosso saudoso “Papete”, pioneiro da música e da cultura popular no Maranhão e que tem o seu trabalho reverenciado no cenário musical.
Se liga aí! Para edição de 2023 preparamos mais de 30 estatuetas para coroar os nossos artistas, entre eles, o cantor, compositor e violonista, Josias Sobrinho, homenageado especial desta edição, que celebra 50 anos de carreira.
E por falar em premiação, a nossa homenageada da edição passada, Alcione, a “Marrom” para os mais íntimos, é o destaque no line-up do evento, no dia 17 de novembro, que acontecerá na Concha Acústica Reynaldo Faray.
Se liga nessa, a Marrom fará um show exclusivo acompanhada da FMM Orquestra, sob a direção e arranjos do maestro Zé Américo Bastos. No show, clássicos de compositores maranhenses, gravados pela artista, a exemplo de “Boi de Lágrimas” e “Namorada do Sol”, além de sucessos marcantes dos 50 anos de carreira, como “A Loba”, “Estranha Loucura” e “Não Deixa o Samba Morrer”.
Tem fôlego para curtir mais atrações? Então, pega caneta e papel e registre no seu livro de ouro os nomes das grandes atrações maranhenses que farão um show exclusivo da FMM Orquestra, com Josias Sobrinho (homenageado), Erasmo Dibell, Mano Borges, Andrezinho do Acordeon, Nubia, Gabriela Marques, Sandra Duailibe, Regiane Araújo e Emmanuel Ferraro.
O show traz um recorte musical com artistas de diferentes gerações e releitura de clássicos de Josias Sobrinho, a exemplo de “Engenho de Flores”, “Catirina”, “Dente de Ouro” e “Terra de Noel”, passeando por “Filhos da Precisão” de Erasmo Dibell, “Você é Tudo” de Mano Borges, até “Me Levo” de Regiane Araújo. Os arranjos e direção tem a assinatura musical de Israel Dantas.
E calma que ainda não acabou. Aliás, se eu fosse você, já vá se preparando para essa grande maratona que vai acontecer na noite do dia 17. Segura mais um pouco que já estamos na reta final. E sabe quem foi o escolhido para fechar as cortinas da edição de 2023 e dar um até 2024 ao público? O músico George Israel, ex-Kid Abelha, compositor de hits clássicos do rock nacional que apresentará o “Baile do George”. No show, George canta, toca violão e, claro, sax – sua marca registrada, fazendo todo mundo dançar e cantar junto, num passeio musical por canções do Kid Abelha, Cazuza, Tim Maia, Paralamas, Barão Vermelho e muito mais. Fiquem espertos, porque a programação do dia 17 terá início às 19h30, com o show Yorukà com Isaías Alves Quinteto.
Ah, anota aí, a FMM23 realizará um Campanha Solidária de arrecadação de alimentos com a troca de 2kg de alimentos não perecíveis pela pulseira de acesso a área interna da Concha (de acordo com a capacidade de público). A troca acontecerá dia 17 de novembro, a partir das 15h, no mesmo local do evento. Cada pessoa poderá retirar até 2 pulseiras. Os alimentos serão destinados às famílias carentes da Comunidade do Tamancão.
Muita coisa legal, né ? Pois é , mas tudo isso só se tornou possível com a integração dos nossos parceiros. A FMM23 conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, e o apoio da Equatorial Maranhão, TV Mirante, Dr Home Saúde e Cervejaria Dona.